CASA ARRUMADA

Esses dias estive pensando sobre "casa arrumada"... 
Quantas horas do nosso precioso tempo gastamos para deixar a casa maravilhosa e impecável, sendo que daqui a 5 minutos ela estará em completa "desordem"? 
E pensei também sobre a desordem do lar, o que é? O fato de um objeto estar fora do lugar ou os brinquedos da criança espalhados pela casa. 
Ah quanto sentimento está envolvido nisso, incômodo, pressa, saudade, dor... talvez todos juntos e misturados, porque somos complexos e as vezes queremos coisas que todos pregam ser o "certo" ou o "politicamente" correto, mas no fundo pensamos, quanta saudade vou sentir quando essa casa estiver tão vazia que só me reste o eco.... 
E, lendo textos e poemas sobre o assunto, me aprofundo ainda mais nos meus sentimentos, Martha Medeiros é mestre na arte de me bagunçar por dentro quando escreve EM "SEU APARTAMENTO TEM VIDA?" que, casa com vida é aquela que tem a sua cara, aquela que objetos se conversam e que nem sempre estão todos organizados, aí paro pra pensar é minha cara tudo no seu devido lugar? 
Apesar das diversas tentativas ema manter a ordem, tenho um menino e um gato que fogem a essas convenções de "organização". Hoje pela manhã ao realizar uma atividade pedagógica, me deparei com uma poesia de Drummond que terminou o serviço que Martha começou! E uma baita reflexão me invadiu. Que em nossa vida não falte poema, gente do avesso, palavras e reflexões pra nos sensibilizar diariamente. Pra nos impedir de cair no marasmo e na escravidão da "ordem", da "casa arrumada", da "tristeza" e da casa sem a sua cara (descarada). Veja bem, o que defendo aqui, não é de forma alguma a casa suja rs, mas a casa limpa com a sua cara! Deixo agora as palavras de Drummond para que você também reflita:

"Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar."

Espero que quando meu filho crescer e ler esse texto ele pense "poxa! que bom que eu fui feliz, dei à casa da mamãe a minha cara!"

Ana Mais do Que Nunca

Comentários

Postagens mais visitadas